GamesNotícias

Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, morre aos 81 anos

Sir Clive Sinclair, mais conhecido por ter sido o inventor do popular computador ZX Spectrum, faleceu aos 81 anos após anos lutando contra o câncer (via Metro).

O sucesso de Sinclair começou no início dos anos 1970 ao criar uma linha de calculadoras portáteis. Após isso em 1980, ele desenvolveu o acessível e popular computador ZX80, que custava na época apenas £99,95 e que ajudou a popularizar seu nome.

Em 1982, ZX80 e seu sucessor ZX81 foram acompanhados por um dos produtos mais icônicos de Sinclair: o ZX Spectrum. Se tratava de um computador caseiro que ajudou a dar o pontapé inicial na indústria de softwares britânica, levando à criação de jogos como Manic Miner, Chuckie Egg, Jet Pack, The Lords of Midnight, Knight Lore, e Horace Goes Skiing.

Um ano depois, em 1983, Sinclair foi nomeado cavaleiro e, juntamente com modelos mais avançados do ZX Spectrum, viria a criar outras invenções memoráveis, embora menos significativas, como a Sinclair TV80, uma TV de bolso, e o Sinclair C5, um triciclo elétrico movido a bateria.

Via Eurogamer

Artigos relacionados