Share Button

Em março de 2017, a Sony anunciou o fim da fabricação do PlayStation 3, quase 11 anos depois que foi lançado para o mercado consumidor.

É o fim de uma era que foi repleta de altos e baixos, mas que no fim foi uma grande vitória para a Sony, com mais de 86 milhões de consoles vendidos no mundo todo, em uma disputa acirradíssima com o Xbox 360, que praticamente vendeu a mesma quantidade também.

Toda essa história e jornada trilhada pelo guerreiro da Sony foi recheada de jogos inesquecíveis que fizeram a alegria de milhões de jogadores, e para homenagear esse grande console – e também para servir de sugestões para você que está adquirindo um PS3 agora – selecionamos 10 jogos inesquecíveis do aparelho.

Como toda lista, vários títulos infelizmente ficaram de fora, e o que está aqui é do meu gosto pessoal, mas por favor fiquem a vontade para relembrar os ausentes nos comentários!

*Obs: a lista não está em ordem de preferência e contém apenas exclusivos

TOP 10

Uncharted 2 – leia análise

O que falar da série “Uncharted” e do seu protagonista Nathan Drake? Certamente um dos maiores representantes do PS3 que merece estar no topo desta lista. Todos os três jogos são excelentes, mas escolhemos o segundo como representante oficial, que certamente marcou a história dos videogames e fez a alegria de milhões de fãs!

The Last of Us – leia análise

Da mesma produtora de Uncharted, “The Last of Us” levou o PS3 aos seus limites em 2013 e imediatamente se tornou um sucesso avassalador ao mostrar a emocionante jornada de Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico recheado de criaturas canibais e humanos hostis.

God of War 3 – leia análise

A épica saga de vingança do espartano Kratos começou no PS2 em 2005, mas foi no PS3 que tivemos a conclusão apoteótica com o terceiro game, lançado em 2010. O PS3 também recebeu o ótimo “God of War: Ascension“, mas sem dúvida o 3 foi o que mais marcou os fãs.

Metal Gear Solid IV – leia análise

MGSIV” foi um dos primeiros títulos a mostrar o verdadeiro poder de fogo do PS3 e o responsável em aumentar as vendas do mesmo, que teve um início de carreira difícil. Lançado em 2008 foi um grande sucesso e é lembrado com carinho até hoje.

Demon’s Soul

O primeiro título da aclamada franquia “Souls” é considerado por muitos fãs como o melhor título do console. Lançado em 2009, já apresentava as características que fariam a série famosa como a atmosfera sombria repleta de bestas e demônios que se alimentam das almas dos mortais e uma alta dose de desafio.

Killzone 2 – leia análise

A Guerrilla Games hoje colhe os frutos do sucesso de “Horizon Zero Dawn“, mas em 2009 era com “Killzone 2” que ela chamava a atenção dos gamers. O jogo foi alvo de uma polêmica que se arrastou até o seu lançamento. Devido ao trailer da E3 de 2005 ter sido renderizado em máquinas de altíssima tecnologia, ficou um tanto além do esperado por todos. Os primeiros games de PlayStation 3 traziam imagens bem abaixo do trailer de 2005, o que de certa forma causou estranheza, e muitos duvidaram do seu potencial. Mas quem apostou contra o sucesso do game, queimou a língua.

Gran Turismo 6

É claro que não poderia faltar um representante dos jogos de corrida, e “GT6” certamente é um dos melhores e mais robusto que os fãs podem encontrar no console, que já queimou muitos pneus em suas pistas virtuais.

Ni no Kuni: Wrath of the White Witch – leia análise

Um representante dos RPGs também não podia faltar, e nada melhor do que o título produzido pela empresa japonesa Level-5 em parceria com o renomado estúdio de animação Studio Ghibli, responsável por animes de sucesso como “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, Meu Vizinho Totoro”, entre outros.

Infamous 2

Desenvolvido pela Sucker Punch Productions, “Infamous 2” conquistou vários fãs com o seu mundo aberto e protagonista com jeitão de super-herói/vilão da Marvel/DC, recheado de ação viciante e monstros incríveis.

Journey – leia análise

Na nossa lista tem lugar pra jogo indie sim senhor, e um dos melhores representantes é “Journey“, lançado timidamente em 2012 e que aos poucos conquistou uma legião de fãs pelo seu estilo inovador e totalmente artístico, ao permitir controlar uma figura encapuzada a vagar por um vasto deserto, viajando rumo a uma grande montanha ao longe.

BÔNUS

Heavy Rain – leia análise

Desenvolvido pela Quantic Dream, “Heavy Rain” apresentou um estilo bem diferente para os padrões da época (2010), entregando aos jogadores uma experiência de jogo-drama-filme-interativo-de-ação-aventura-e-terror.

The ICO & Shadow of the Colossus Collection

Sim eu sei, são clássicos do PS2 e sempre tem aquele povo chato do “só vive de remasters, mimimi“, mas não tem como eu não recomendar essas duas obra-primas dos videogames para quem nunca jogou os originais – no PS3 estão ainda melhores!

God of War Collection

Sim, outros remaster do PS2, mesma história do anterior – quem nunca jogou os dois primeiros GoW no original, é obrigatório jogá-los antes de se aventurar no GoW3!

Okami HD

E se reclamou, tem mais remaster sim senhor, desta vez o clássico da Capcom com a nossa saudosa deusa/lobo Amaterasu em lindos visuais cell-shading – quem precisa de Switch e Zelda com esse jogão aqui? #brincadeirinha #RelaxemNintendistas #TambémQueroUmSwitch