Share Button

Apesar de eu preferir os anos 80, não tem como negar que a década de 90 também foi inesquecível com o auge dos videogames 16 Bits e o lançamento do primeiro PlayStation, a popularização do PC, a chegada arrebatadora do grunge nas músicas, Mamonas Assassinas, entre vários outros acontecimentos.

Com tantas coisas legais (e outras nem tanto), algo que certamente se destacou foram as séries de TV para todos os gostos, desde o infantil até os adolescentes e adultos, dos mais variados gêneros.

A lista é longa, mas escolhemos 10 séries memoráveis que marcaram os anos 90 – e caso a sua favorita não esteja aqui, por favor complemente em nossa seção de comentários!

OBS: lista sem ordem de preferência

Arquivo X

A série marcou história na televisão e da nerdaiada da época ao abordar temas de ficção, sobrenatural e intrigas governamentais, estreou em 1993 e contou com nove temporadas até o ano de 2002. Vários anos depois, os agentes Mulder e Scully se reencontraram em uma décima temporada, exibida em janeiro de 2016 (veja o que achamos dela aqui) e há fortes indícios que uma próxima logo será feita – apesar de nada confirmado oficialmente ainda.

Power Rangers

A versão norte-americana dos super sentai japoneses estrelou em 1993 e formou a base de sucesso da franquia que dura até hoje, mas certamente as primeiras temporadas são as mais lembradas com carinho e nostalgia pelos fãs – confira o nosso Antes e Depois do Elenco Principal.

Barrados no Baile

Em 1990 estreava a série que conquistou milhões de adolescente no mundo inteiro: Beverly Hills 90210, ou como a Globo batizou por aqui na época, “Barrados no Baile”. A série seguia a vida de um grupo de jovens que vivia em uma comunidade rica de Beverly Hills – 90210 no título refere-se ao código postal da zona de Beverly Hills – com personagens inesquecíveis e adorados (alguns odiados) até hoje – confira o nosso Antes e Depois do Elenco Principal.

Buffy – A Caça-Vampiros

Criada em 1997 pelo diretor nerd/geek Joss Whedon (dos dois filmes dos Vingadores), a série conquistou uma legião de fãs ao mostrar a vida da adolescente Buffy Summers, a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras de Vampiros (e outras criaturas sobrenaturais e demoníacas), junto com um grupo de leais amigos – confira o nosso Antes e Depois do Elenco Principal.

Friends

Em 1994 estreava um dos maiores fênomenos da TV: Friends. A série girava em torno de um grupo de amigos Monica, Rachel, Phoebe, Ross, Joey e Chandler que vivia no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, na cidade de Nova York.

Seinfeld

Certamente o maior rival de Friends era a série Seinfeld, que estreou em 1989 mas explodiu mesmo durante os anos 90, sendo transmitida até 1998. De acordo com o próprio Jerry Seinfeld, o seriado “sobre nada” era um retrato fiel da vida de um comediante de stand-up em Nova York naquela época. Além dele, os personagens Elaine Benes, Cosmo Kramer e George Costanza, todos inspirados em pessoas reais, fechavam o quarteto de nova-iorquinos cuja maior diversão era obter vantagens das situações em que se encontravam e tirar sarro de pessoas em momentos constrangedores.

Dawson’s Creek

Dawson’s Creek surgiu no final dos anos 90 – em 1998 até 2003 para ser mais exato – mas logo se tornou um “sucessor espiritual adolescente” de “Barrados no Baile”, cujo elenco já estava bem grandinho e com narrativas focadas em suas vidas adultas. A série tinha como protagonista o sonhador Dawson Leery e seus seus amigos Joey Potter, Jen Lindley, Pacey Witter e Jack McPhee.

Plantão Médico

Criado em 1994, com duração até 2004, ER – ou Plantão Médico por aqui – conquistou altíssimas audiências ao mostrar o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do County General Hospital, um fictício hospital de Chicago, Illinois. Vários atores hoje famosos apareceram na série, sendo o exemplo mais lembrado o do ator George Clooney.

SOS Malibu

Baywatch – ou SOS Malibu – estreou em 1989 e tinha a fórmula certa para o sucesso: elenco formando por pessoas belas e saradas com poucas roupas nas belas praias dos EUA. A série era focada em um grupo de salva-vidas que patrulhavam as mais lotadas praias de Los Angeles, na Califórnia. Segundo o Livro Guinness de Recordes Mundiais, Baywatch é o seriado de TV mais assistido de todos os tempos, com mais de 1,1 bilhão de telespectadores em 142 países no ano de 1996. Beldades como Pamela Anderson e Carmen Electra devem sua fama a esse seriado. Um filme baseado na série está para estrear em 2017.

Família Dinossauros

Apesar de ser concebida como um programa infantil, “Família Dinossauros” conquistou fãs de todas as idades ao criticar de forma bem humorada o chamado “american way of life” (estilo americano de viver) e satirizar costumes da sociedade e classe média da época. Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions – a qual concebeu os bonecos que representam os personagens – e a Michael Jacobs Productions, foi exibida entre os anos de 1991 a 1994.

Menções Honrosas

Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa brasileiro educativa/infantil produzido e exibido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira.

O Mundo de Beakman

Beakman’s World – O Mundo de Beakman no Brasil – também foi um programa educativo estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman, que mostrava de maneira divertida conceitos e realizações científicas.

Xena – A Princesa Guerreira

A série foi criada em 1995 e narrava as aventuras de Xena, uma guerreira da Grécia Antiga que tenta redimir-se de seu passado violento ajudando todas as pessoas, acompanhada pela sua fiel escudeira Gabrielle, abordando temas de diversas mitologias – especialmente a grega.