Especiais

God of War: O Livro – uma boa opção pra você que gosta do game ou de mitologia grega!

por Márcio Alexsandro Pacheco

Título Original: God of War

Autores: Matthew Stover e Robert E. Vardeman

Tradutora: Flávia Gasi

Categoria: Mitologia Grega

Editora: Leya

Ano: 2010

Páginas: 384

Sinopse

O guerreiro Kratos, é um servo dos deuses do Olimpo. Atormentado pelos pesadelos do passado e ansiando por liberdade, o Fantasma de Esparta faria qualquer coisa para acabar com as dívidas que possui com os deuses. À beira de perder todas as esperanças, ele recebe uma oferta que pode libertá-lo da servidão:

Destruir Ares, o deus da Guerra.

Mas que chance tem um mero mortal contra um deus? Armado com as mortíferas Lâminas do Caos, guiado pela deusa Athena e, ainda, compelido por sua insaciável sede de vingança, Kratos busca a única relíquia poderosa o bastante para assassinar Ares – uma missão que levará ao templo misterioso criado pelo titã Cronos.

Das profundezas do Hades passando pela cidade de Atenas destruída pela guerra, até um deserto perdido além, God of War percorre uma jornada sangrenta que conta minúcias do game e da lenda de Kratos.

Resenha

Está pensando em em comprar um livro de games e pensou em “God of War”, mas está na dúvida? Essa resenha crítica serve para tentar ajudá-lo a decidir, por isso deixarei aqui as minhas impressões sobre o ótimo “God of War – A História Oficial Que Deu Origem ao Jogo“. E vale a pena a compra e leitura do mesmo? Vale MUITO a pena, mesmo que você já tenha jogado o game, ou se nunca jogou ou ainda se gosta de mitologia grega e histórias de heroísmo épico! Afinal, videogames não são apenas a única forma de entretenimento que existe, livros são ótimos para despertar a nossa imaginação, e nós aqui mais que incentivamos o gosto pela leitura, ainda mais de um livro que junta videogame, mitologia e uma boa história! Continue conosco e veja o que esperar desse livro.

Apesar do subtítulo que pode ter duplo sentido (dá a impressão de que o livro veio antes do game), ele foi lançado apenas em 2010, escrito pelos norte-americanos Matthew Stover e Robert E. Vardeman. Não precisa se preocupar, o Deus da Guerra está em boas mãos, ambos os autores são escritores experientes, com Vardeman com mais de 100 publicações de ficção/fantasia lançadas, inclusive até de alguns games (Magic: The Gathering, Crimson Skies e Vor: The Maelstrom). Stover também possui experiência na área de ficção/fantasia, com alguns livros da série Star Wars, como o livro oficial de “Star Wars Episode III: Revenge of the Sith”, entre outros.

a deusa Athena guia o caminho de Kratos

Já nas primeiras páginas você percebe que o que tem nas mãos não é uma mera transcrição da história do aclamado jogo para as páginas de um “pseudo” livro. Sim, a história é a mesma do game, tudo que você jogou lá verá descrito aqui nessas páginas, mas de forma muito bem escrita, envolvente e com uma percepção profunda e detalhada sobre os personagens, cenários e as nuances da mitologia grega.

Apesar de Kratos não pertencer a história “oficial” da mitologia grega, ele foi tão bem inserido pelo pessoal do estúdio Sony Santa Monica (responsável pelo desenvolvimento do game) que parece ser um conto à parte daquele universo já conhecido e adorado por milhões de pessoas. E no livro essa mistureba fica ainda melhor, Kratos vai enfrentar harpias, medusas, minotauros, centauros, hidras, entre outros seres que permeiam a criatividade mitológica grega. Teremos tramas envolvendo vários deuses como a deusa da guerra e estrategista/manipuladora Athena, o poderoso e destruidor deus da guerra Ares, o rei dos mares Poseidon, e claro, o senhor de todos os deuses, Zeus (Hades, apesar de citado várias vezes, não aparece no livro).

Ares destruindo a cidade de Atenas

Essas tramas envolvendo os deuses são totalmente inéditas, que ficaram subentendidas na história do jogo, mas aqui você pode ler, detalhadamente, como os deuses pensam e agem, e quais suas influências, diretas e indiretas, na aventura de Kratos. Por exemplo, podemos ver como Athena manipula o ego dos outros deuses e coloca uns contra os outros, ou como Ares não é apenas uma máquina de destruição acéfalo, mas que possui planos mais ambiciosos. Vemos o interesse de Zeus por Kratos de uma forma bem diferente mostrada no game (Zeus aparece bem pouco no game), entre outros deuses que pouco, ou nem aparecem, como Artemis – a deusa da vida selvagem e da caça; a deusa da beleza Afrodite e Hermes, deus das viagens e fertilidade.

Alguns personagens novos foram adicionados, como o primeiro oficial do navio de Kratos e os dois servos da Medusa. Inclusive as duas gatas do minigame de sexo no jogo, estão aqui com uma história mais detalhada (sim, Kratos tem um tempinho para “relaxar”…). O lado mitológico não foi deixado de lado, e podemos perceber como os autores tentam agregar a história de Kratos com as já existentes, como quando Zeus lembra que Hércules já havia matado a criatura marinha Hidra, mas Athena o informa que essa nova Hidra é uma cria recém-nascida dos Titãs Typhon e Echidna, e libertada por Ares.

o livro também conta com passagens picantes

O livro foi lançado no Brasil pela editora Leya, possui 384 páginas e teve tradução da gatinha Flavia Gasi, que os nerds de plantão devem conhecer do site Omelete (uma das responsáveis pela parte de games do site). Como uma boa gamer que se preze, ela escolheu bem as palavras na tradução, com a propriedade de quem conhece o jogo original, então não temam.

Para finalizar, recomendo o livro para todos que gostam de uma boa leitura, e é obrigatório para quem jogou o game e para quem curte mitologia grega. Se essa não é muito a sua praia, se prefere mais ler histórias de romance como “50 Tons de Cinza” ou “Crepúsculo”, passe bem longe dele. Como é um livro baseado em um game hack’m slash, pode esperar ler muita coisa, detalhadamente, de como Kratos trucida os seus inimigos. Um segundo livro, “God of War II”, já está sendo escrito pela mesma dupla de escritores, o que garante novamente um material de qualidade, e que deve sair nos EUA ainda em 2013. Para que ele seja lançado logo no Brasil, COMPREM o primeiro livro, ele está baratinho, já vi preços variando de R$19,00 à R$30,00. Se ele tiver boas vendas, tanto a Leya como outras editoras terão interesses de trazer o segundo livro, e outras obras inspiradas em games, no mercado brasileiro, e assim todos ganham!

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!