Share Button

De acordo com um estudo conduzido pela psicóloga Emily Holmes no Instituto Karolinska da Suécia (via Ars Technica), jogar videogames pode ajudar as pessoas a superar incidentes traumáticos.

A doutora estudou 71 pacientes que tinham sido recentemente envolvidos em leves, mas ainda traumáticos, acidentes de trânsito. Metade dos participantes receberam uma cópia de Tetris para jogar logo após os incidentes, enquanto a outra metade foi deixada para se divertir como quisesse no hospital.

A pesquisa de Holmes revelou que jogar o game imediatamente após o acidente interrompeu a capacidade de um sujeito de formar cicatrizes traumáticas, com apenas 20 minutos jogando Tetris o que já fez a diferença.

Uma semana depois, os sujeitos que começaram a jogar Tetris relataram uma média de 8,7 flashbacks disruptivos ao seus acidentes nos últimos 7 dias. Enquanto isso, aqueles que não jogaram o game tiveram uma média de 22,3 flashbacks traumáticos. Em outras palavras, os jogos reduziram o trauma em cerca de dois terços.

Além disso, um estudo inglês e austríaco de 2015 descobriu que os videogames podem ser usados para aliviar os desejos de álcool, drogas e outros vícios. O estudo deu a vários voluntários iPods com Tetris, e incentivou-os a jogar quando eles sentissem um desejo pelos vícios. No final, os pesquisadores descobriram que a força do desejo foi reduzida em torno de 14%. Não chega a ser um grande número, mas certamente cada ponto positivo conta para aqueles que estão tentando vencer vícios que prejudicam.