Análises

Super Monkey Ball: Step & Roll

macacos me mordam! esta sequência deixou a desejar –
Se você é como o Homer Simpson e acha os macacos super engraçados e legais, então você vai gostar de Super Monkey Ball: Step & Roll (ou não né), produzido pela Sega para o Wii. A franquia do macaquinho AiAi começou em 2001 para o Nintendo Game Cube e nesta nova geração de videogames, parece que encontrou o lar perfeito no Wii, já em seu segundo game para a plataforma.

Enquanto os concorrentes ganham games como Bayonetta, Darksiders e Dante’s Inferno (por coincidência todos com demônios como tema), o Wii ganha jogos de macaquinhos. E nintendistas defensores do Wii tenham calma, eu adoro a minha caixinha branca (ainda estou me divertindo com No More Heroes 2), não estou criticando o aparelho, só fazendo uma observação.

Mas voltando aos macacos, o primeiro game para Wii chamado SMB: Banana Blitz foi um jogo extremamente divertido quando saiu em 2006 para o então recém-lançado Wii (e eu malhando os pobres bichinhos, tadinhos). Naquela época os sensores eram a grande novidade e por isso o game fez sucesso, mas agora quatro anos depois será que ele ainda está com essa bola toda?

Dê uma rolada com o seu macaco

SMB:SR possui uma mecânica muito parecida com o seu antecessor: você deve guiar a bola com o macaco dentro usando o Wii Remote até a linha de chegada em um determinado tempo. A principal novidade agora é que você pode usar o seu Balance Board (aquela tranqueira que você comprou junto com o Wii Fit e agora está jogado num canto do seu quarto), e usar o seu peso para controlar a macacada. Você não tem o Balance Board? Tudo bem, pode jogar só com o Remote mesmo.

Se você nunca jogou, o esquema é bem simples. Você balança os cenários e comanda sua bola-macaco até o final do labirinto. Ao longo do caminho você pode coletar bananas e aumentar o seu número de vidas, que serão usadas em estágios mais difíceis. Você controla a inclinação dos cenários, e não o movimento da bola. A sensibilidade do Remote está bem precisa, ágil e divertida, e o mínimo movimento já irá fazer diferença na tela, sendo quase impossível encontrar o “ponto zero” e fazer a bola rolar em linha reta.


Se você tiver o Balance Board, pode combina-lo com o Remote e a coisa fica mais interessante. Você pode usar o seu peso para conduzir a bola para os lados, frente ou para trás, e com o controle você comanda a inclinação do meio ambiente. É bem mais difícil e complicado jogar com o Balance Board, exigindo mais esforço e precisão nos trajetos. Na verdade será uma luta controlar AiAi com o Balance Board até o final do mapa, mesmo com obstáculos a menos do que se jogar apenas com o Remote. Foi retirada a opção de se pular e batalhas com chefes de fase, que sinceramente não fazem muito falta mesmo, devido ao estilo do jogo.

Visualmente está muito parecido com o jogo anterior, mas com um acabamento mais refinado, com cores vibrantes que se apresentam bem na tela. Para um jogador a experiência pode ser divertida por um tempo, mas logo o jogo se torna enjoativo e como não apresenta inovações, logo ficará de lado. Mas pelo menos os mini-games são excelentes … brincadeirinha…. eles são chatos e complicados de se jogar. Há 21 mini-games (e a maioria já apareceu no jogo anterior), mas só alguns realmente valem a pena gastar o seu tempo. Os mais divertidos que eu achei foram o Monkey Race, uma corrida ao estilo de Mario Kart e o Monkey Luge, uma espécie de WipeOut (lembra dele?), em que você controla o seu macaco descendo em um longo túnel numa prancha. O design dos cenários não são muito criativos, são simples e intuitivos e não oferecem grandes desafios (a não ser que você jogue com a Balance Board). Pode-se jogar com dois jogadores, enquanto um controla o macaco o outro utiliza o Remote apenas como uma pistola para atirar nos obstáculos, que não é lá muito divertido para o segundo jogador.

Balls, Bananas and Monkeys

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!