Análises

Análise | Joe & Mac: relembre o jogo de correr-e-pular da pré-história

Mais um clássico dos anos 1990

Joe & Mac é um jogo lançado em 1991 originalmente para arcades e depois portado para os diversos consoles da época, que ficou com a versão mais fiel a dos fliperamas. Aqui no Brasil, o game foi distribuído pela Tectoy.

Sendo um típico jogo de plataforma dos anos noventa, a ideia é você passar por fases em um período pré-histórico usando diversas armas da época “das cavernas”, como pedras, bumerangues, ossos, fogo etc. O objetivo é resgatar um grupo de mulheres que foi raptada por uma tribo rival e, ao longo de sua jornada, você enfrenta dinossauros, plantas carnívoras e homens das cavernas.

Chama a atenção que, dependendo da fase, o final dela te dá duas rotas a seguir, o que te leva a cenários diferentes e consequentemente aumenta o fator replay, já que o jogador vai querer retornar no game para saber o que tinha no outro caminho. Na versão de Super Nintendo há um mapa da fase no melhor estilo Super Mario Bros. Além disso, a própria fase final te dá três opções de rotas, levando a três finais diferentes. Ponto para Data East!

Chama a atenção o estilo artístico, com visuais no estilo anime e tanto os inimigos quanto os protagonistas são bem carismáticos, e o mesmo vale para os chefes, todos muito criativos. As músicas também combinam com a ambientação e com a proposta do título, além de serem muito legais, ainda mais considerando que é um game de 1991.

Joe & Mac é mais um clássico, tanto no Mega Drive quanto no Super Nintendo. Bem feito em todos os pontos, ele tem bons controles, ótimos gráficos e é um jogo carismático. Além disso, é possível selecionar o nível de dificuldade no menu opções, sendo que cada uma delas (Fácil, Normal e Difícil) honram o título proposto.

Artigos relacionados