Entrevista

Conheça “UColecionador”, o maior colecionador de Mega Drive do Brasil

por Márcio Alexsandro Pacheco

Colecionar é um hobby que possui muitos adeptos e que serve para qualquer coisa, seja revistas, latinhas, bonequinhos, brincos etc. E claro, os videogames também entram nessa lista, com gente que se especializa em colecionar um console ou um game específico, acessórios, videogames antigos ou mesmo TODOS os videogames existentes – haja dinheiro pra bancar tudo isso.

Pois bem, durante a semana em que ocorreu o Anime Friends 2014 no mês de julho, encontrei vários Cosplays (confira aqui nossa entrevista exclusiva com a “Lara Croft”) quando de repente me esbarrei com uma figuraça exótica: um cara usando um chapéu de Sonic, capa de super-herói e vários apetrechos – e o próprio console – do Mega Drive.

Em um rápido bate-papo (estava chovendo, frio, lotado de gente…) descobri que a fantasia é uma espécie de personagem urbano criado pelo paulista Diego Ramires, chamado “UColecionador“, e autoproclamado o “maior colecionador de produtos Mega Drive no Brasil” – você que está lendo essa matéria e quiser reivindicar esse título, entre em contato conosco! Um dos seus slogans é “Mega Drive, U Passado é Agora“.

É um título chamativo, especialmente aqui no Brasil em que o saudoso console da Sega fez enorme sucesso e até hoje tem seguidores e fãs fieis. Se ele é mesmo o “maior colecionador” não temos certeza, mas sua coleção realmente possui muitos itens para deixar qualquer fã do 16 Bits da Sega com uma pontinha de inveja. Já apareceu na mídia outros brasileiros ostentando suas coleções, como o cearense Daniel Gularte, de 37 anos, que diz ter a maior coleção de games do Norte e Nordeste, com mais de 1.500 itens ou Alex Mamed, o maior colecionador de videogames do Brasil, com mais de 300 consoles diferentes. O Diego entra nessa lista, como especialista do Mega Drive.

Ele possui várias versões do console, incluindo o Sega CD e o 32X, adaptadores, controles, pistolas, bazucas, mouses e alguns itens mais raros e pouco conhecidos, como o controle teclado ou controle com visor LED, o Total Control, um controle com sensor de movimento à lá Nintendo Wii, o colete Interactor, criado para emitir vibrações no corpo do jogador diante acontecimentos no game (como socos, chutes, explosões…), de forma semelhante a função vibratória dos controles de hoje (pois é, você leva “porrada” no corpo). Cartuchos especiais como o TeleBradesco e o MegaNet também fazem parte da coleção, que serviam para acessar sua conta bancária e acessar a internet respectivamente – e ambos lançados no mercado brasileiro pela Tec Toy.

Você pode conferir uma parte da coleção do Diego no peculiar vídeo abaixo. E para saber mais como surgiu esse curioso personagem e como é a vida de um colecionador de games, confira a nossa entrevista exclusiva com o UColecionador na sequência:

ENTREVISTA

Gamehall – Olá Diego, acho que podemos começar com você fazendo sua apresentação pessoal para os nossos leitores te conhecerem melhor.

R: Meu nome é Diego Ramires, tenho 25 anos, casado, tenho uma filha e moro em Carapicuiba, SP. Trabalho como cobrador de ônibus.

GH – Como e quando surgiu o “UColecionador”? O que ele representa para você e qual é a ideia que você quer passar para as pessoas com ele? 

R: O nome veio de um trocadilho no final de 2007, quando eu comecei a colecionar acessórios raros de Mega Drive, algo que ninguém tem interesse, pois a maioria dos colecionadores colecionam cartuchos. Eu pensei “eu quero ser “o” colecionador diferente e  decidi colocar o “U” para ser diferente, por colecionar algo diferente. Criei uma frase de efeito para ser a minha marca: “Mega Drive U Passado é Agora!”.

game raro de se achar, em que o cartucho trazia 2 entradas extras para controles, possibilitando assim 4 jogadores

GH – Como foi a confecção da roupa, você teve ajuda de alguém? Você pensou muito no visual que iria ter ou foi criando na hora? Os consoles, controles e fitas nela são de verdade (funcionam?) ou são apenas carcaças? 

R: Ao longo dos anos eu tive varias versões de roupa do Ucolecionador. Todos os acessórios nela funcionam sim (assista abaixo um vídeo com todas as roupas do UColecionador).

GH – Qual é a reação das pessoas ao verem o UColecionador? O que a sua família e amigos acham dessa sua atividade? 

R: A primeira vez que as pessoas me veem elas sempre dizem “NOSSA CARA!” [*nota do redator: essa foi exatamente a minha reação quando eu o vi]. Por isso o nome do meu canal do Youtube é Canal Nossa Cara. A família e amigos me apoiam 100%.

GH – Você já recebeu críticas ou foi “zoado” por outras pessoas por causa disso? 

R: Sempre tem uma turma que é do contra e critica, mas os mesmo que criticam são os mesmo que elogiam depois.

 acessório que possibilitava acessar sua conta do Bradesco pelo Mega Drive, ver saldo, transferência, movimentação entre outros .”Achar um desses dentro da caixa em qualquer parte do mundo é quase impossível”

GH – Porque o console escolhido por você foi o Mega Drive? Qual sua história com ele ou com a Sega? 

R: Marcou época na minha vida e foi o primeiro videogame que meu pai me deu.

GH – Qual foi o primeiro produto adquirido? 

R: F foi o Total Control (imagem abaixo) do Mega Drive, um controle super raro que não possui direcional, ele é de sensor.

controle de sensor de movimentos extremamente parecido com o Wii Remote (ou seria o contrário?)

GH – Como todo colecionador, você deve ter os seus itens favoritos. Quais são eles e por quê? 

R: Recentemente eu adquiri o Mega Disk, um acessório ultra raro capaz de copiar e piratear jogos do Mega Drive. Fabricado na china, existem poucos dele hoje em dia.

GH – Como é a vida de um colecionador de videogames? Explique para nós como você pesquisa e adquire os produtos. Fator sorte conta muito?

R: Hoje em dia temos que ficar ligado direto na internet, pois tudo depende de uma questão de sorte para achar algo raro, e quando acha, na internet é super disputado.

O Mega Disk é capaz de copiar jogos do Mega Drive para formato rom em disquetes

GH – Que tipo de produtos você procura relacionado ao Mega Drive? Jogos, controles diferentes, itens raros? 

R: Atualmente estou procurando o XBand, acessório capaz de entrar na internet. Eu tenho a versão brasileira, que é o Meganet da Tec Toy.

GH – Colecionar é um hobby que geralmente começa por diversão e acaba virando um vício salgado para o bolso. Quais foram os produtos mais caros que você já comprou? Você compra apenas do Brasil ou procura em sites do exterior também? 

R: O mais caro foi o Aura Interactor, que custou R$ 400,00 (assista ao vídeo abaixo para ver o dispositivo).

GH – Você tem outros videogames?  

R: Tenho um Wii, Wii U, PS3 e Xbox 360.

GH – Você se considera um “Seguista”? O que você pensa sobre a Nintendo, Sony e Microsoft atualmente? 

R: Eu sou gamer! Eu jogo de tudo, mas o Mega Drive é fantástico para mim! Olha, da nova geração a que me agrada mais é a Nintendo, pelo fator de estar sempre arriscando e inovando com acessórios e em jogabilidades diferente  nos controles.

apesar de existirem 3 versões (Br, Eua, Jp), o mouse brasileiro é o mais raro de se achar, pelo fato do sistema de rede online do MD não ser popular na época

GH – Quais os seus jogos favoritos do Mega Drive?

R: Alien Soldier, Gunstar Heroes e YuYu Hakusho 2.

pra quem acha que controles sem fio é coisa recente, o bom e velho Megão já tinha lá nos anos 90

GH – O que podemos esperar da sua coleção futuramente e do personagem UColecionador? 

R: Acessórios novos mostrando o desconhecido do Mega Drive e novas formas de se jogar com ele! Do meu personagem UColecionador só alegria, muitas risadas e curtição, e sempre cada vez mais motivado para ter uma coleção maior! Meu objetivo até 2025 é ser o maior colecionador de Mega Drive do mundo, com o maior acervo do console já visto!

GH – E para terminar, que dicas você daria para alguém que quer começar a colecionar videogames? 

R: Uma dica forte para quem quer começar é SEMPRE começar comprando cabos fontes e controles extras primeiros.

* Quem quiser trocar uma ideia com o Diego Ramires “UColecionador”, basta adicioná-lo no Facebook.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!